A Agritap
Formada Inicialmente a partir de um grupo de produtores de suínos da região do Triângulo Mineiro e Alto Paraíba que, sentindo o avanço e a pressão das grandes corporações, viram-se obrigados a unirem força em buscar um sistema de integração mais justo, transparente e com equilíbrio económico para ambas as partes. Mais tarde atendendo a evolução da produção integrada na região a Associação passou a atender também aos interesses dos produtores de aves, haja vista que muitos produtores atuavam tanto na produção de suínos quanto aves.
Hoje a Agritap atua em sinergia com os sindicatos rurais, a FAEMG a CNA e demais organizações que buscam a evolução das cadeias produtivas em regime de integração atendendo as diretrizes determinada pela lei da integração 13.288/2016. Em consonância com a lei subsidia os representantes dos produtores nas CADECs com organização, dados históricos e planejamento estratégico visando a evolução e progresso das cadeias independente da posição ou disposição individual de cada representante. A Agritap precede a lei de integração e continuará a defender os interesses dos produtores integrados, associados ou não, conforme condição prevista na lei, sempre buscando por equilíbrio econômico das partes em quanto a atividade de integração se fizer presente em nossa região.
Localizada no centro administrativo do Sindicato Rural de Uberlândia atende aos produtores integrados das unidades produtivas da BRF de Uberlândia, da JBS de Uberaba e da PIF PAF de Patrocínio.
Administração
A AGRITAP Associação dos Granjeiros Integrados do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, entidade representativa de classe sem fins lucrativos, tem por objetivo promover a união e o desenvolvimento das atividades de suinocultura e avicultura no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e, colaborar com os poderes público, como órgão especializado e técnico-consultivo, no estudo e solução das questões que se relacionem como a criação de aves e suínos, visando o seu aperfeiçoamento, em todos os seus setores.
A associação possui diretorias por atividades para que cada uma crie suas estratégias de negociação baseados em conhecimentos específicos de cada área, sendo elas:
Frango: Promover a união e o desenvolvimento com sustentabilidade das atividades de criação de aves em regime de integração;
Suíno Creche: Promover a união e o desenvolvimento com sustentabilidade das atividades de recria de suínos em regime de integração;
Suíno Terminação: Promover a união e o desenvolvimento com sustentabilidade das atividades de engorda de suínos em regime de integração.
Fins Específicos
- Estimular a produção de aves e suínos no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
- Planejar e sugerir medidas tendentes a equilibrar a produção com o consumo.
- Pugnar por uma melhor comercialização de produtos dos granjeiros e pela abertura de novos mercados.
- Incentivar por meio de programas o aumento e o melhoramento da produção, armazenagem e distribuição das matérias primas essenciais à manutenção da avicultura e suinocultura.
- Colaborar com os poderes públicos no cumprimento de leis e regulamentos oficiais referentes às atividades suinícolas e avícolas.
- Divulgar por meio de publicação específica, matérias que atenda aos interesses na suinocultura e avicultura.
- Promover eventos técnicos e científicos com o objetivo de aprimoramento dos associados e técnicos do setor.
- Colaborar com o ensino e pesquisa suinícola e avícola, apoiando as entidades de ensino, pesquisa e extensão.
- Representar a atividade em qualquer circunstância, promovendo à sua imagem e contribuição sócio-econômica para a região e sua influência.